Carrinho

Total R$0,00

Como escolher o melhor revestimento para cozinha?

30/6/2022
compartilhe
cozinha

Existem diversos tipos de revestimentos que podem ser utilizados em cozinhas, cada um deles proporciona um tipo de acabamento e vantagens diferentes para o seu espaço. Mas, na hora da reforma, você sabe como escolher o melhor revestimento para a sua cozinha? 

 

Pode ficar tranquilo, que nós da Santa Cruz Acabamentos separamos algumas dicas para você não errar na escolha e ficar com a cozinha do jeito que você sonhou!

Quais as características considerar ao escolher o revestimento para a sua cozinha?

Antes de pensar no estilo e na aparência do revestimento que você quer utilizar na cozinha é importante considerar algumas características para garantir a durabilidade da sua reforma. 

PEI

O PEI é uma das formas de avaliar como usar um revestimento da maneira ideal, a sigla se refere ao nível de resistência ao desgaste do esmalte que cobre o material. Ao contrário do que muitos pensam, o PEI não está relacionado à qualidade de um revestimento, mas à resistência às agressões do dia a dia (fluxo de pessoas, poeira, produtos de limpeza e etc). 

 

Dessa forma, os revestimentos com PEI menor são indicados para uso em paredes ou ambientes internos de pouca circulação e sem portas externas. Já aqueles com o PEI maior, podem ser utilizados para revestir pisos, tanto de ambientes internos quanto externos, com maior fluxo de pessoas. 

Revestimentos retificados 

Outra característica que você deve considerar é a possibilidade de usar revestimentos retificados. A vantagem destes em relação aos revestimentos comuns, é que eles necessitam de menos rejunte e um espaçamento menor entre as peças

 

Isso acontece pois os revestimentos comuns, também chamados de bold, tem as laterais e pontas levemente arredondadas, além do tamanho das peças não ser exatamente idêntico. Dessa forma, o rejunte e o espaçamento têm o papel de camuflar essa diferença e dar a impressão de uniformidade

 

Já os revestimentos retificados, passam pelo processo de retífica, que corrige as bordas e dimensões de cada peça. Como resultado, é preciso uma junta mínima de 1mm de rejunte, que dá a impressão de amplitude no cômodo

 

É importante lembrar que o revestimento retificado não é necessariamente melhor que o bold, ele apenas oferece um tipo diferente de acabamento, que pode ser mais interessante para o seu espaço. 

Tipos de revestimento para cozinha 

Agora que você sabe duas características importantes para levar em conta ao escolher o revestimento para cozinha, vamos aos diferentes tipos que podem compor a sua decoração. 

 

Confira os principais tipos de revestimentos para cozinha que indicamos para a sua reforma. 

paredes

Cerâmica

As cerâmicas são uma opção interessante, tendo uma variedade enorme de cores, estampas e tamanhos. Não é atoa que a cerâmica é o revestimento mais usado nas cozinhas brasileiras!

 

E não se engane pensando que você terá que se restringir à uma cozinha toda branca ou então bege, hoje em dia, existem cerâmicas com estampas bem criativas, seguindo as tendências atuais de decoração

 

Os formatos também podem variar de acordo com a sua preferência:

  • Azulejos
  • Pastilhas 
  • Porcelanatos maiores 
  • Ladrilhos hidraúlicos

 

As possibilidades permitem que você deixe a sua totalmente personalizada! Veja alguns exemplos: (imagens na pasta de referência)

 

REVESTIMENTO DECORA WH LUX BOLD 59351 8×25 EXTRA – PORTINARI

 

MOSAICO MC SIX GR BOLD 61546 25,7×31,3 EXTRA – PORTINARI

 

REVESTIMENTO PARA PAREDE INTERNA ACETINADO BORDA RETA GLAM DECOR RT 46508 46X100CM – EMBRAMACO

 

REVESTIMENTO PARA PAREDE 60077 HD 32×57 EXTRA – INCOPISO

cerâmica

Porcelanato 

O porcelanato também é uma excelente opção para a sua cozinha e se tornou o revestimento queridinho dos brasileiros, ele é o mais procurado no site da Santa Cruz Acabamentos! 

 

Mas quais as vantagens do porcelanato que justificam o seu preço? Este revestimento tem maior resistência e durabilidade do que a cerâmica tradicional, pois a matéria prima utilizada no processo de fabricação é mais nobre. 

 

Além disso, o porcelanato tem uma impermeabilidade maior, o que facilita a limpeza da superfície e impede que os produtos causem manchas, basta um pano úmido para higienização. Dependendo do porcelanato, ele também necessita de juntas menores de rejunte, e as peças são maiores, auxiliando a ampliar os ambientes visualmente. 

 

E se você quer a aparência de outro revestimento, com as vantagens deste acabamento isso é mais do que possível! Existem diversos modelos que imitam rochas naturais e madeira: 

 

PORCELANATO BRILHANTE NERO MARQUINA PR 82118 82×82 EXTRA – DAMME

 

PORCELANATO AVORIO 62×62 EXTRA – DELTA

porcelanato

Revestimentos 3D

Os revestimentos 3D também ficam lindos em cozinhas, podendo ser utilizados em uma parede mais livre, para dar destaque às diferentes formas e curvas. As demais paredes podem ser pintadas com cores que agreguem à decoração. Outro lugar para usar os revestimentos 3D é acima da bancada, ajudando a proteger a parede de respingos e gordura e facilitando a limpeza. 

 

PORCELANATO SPACE BLOCK DGR NAT 61378 20,1×20,1 EXTRA – PORTINARI

 

REVESTIMENTO PARA PAREDE DRAPEADO BRANCO 66071 58×58 EXTRA – CEUSA

 

Agora que você já sabe quais características considerar na escolha do revestimento para cozinha da sua casa e viu os exemplos acima, com certeza deve estar cheio de ideias! 

 

Lembre-se de levar em conta a realidade da sua casa, afinal a cozinha é um espaço de convivência, crianças e pets vão testar à prova o seu revestimento, mas pode ter certeza que os nossos consultores vão te ajudar na melhor escolha para o seu espaço. Venha até a loja da Santa Cruz Acabamentos, na Av. Presidente Carlos, 2000, para encontrar essas e diversas outras opções para revestir a sua cozinha! 

Array
(
[type] => 8192
[message] => Creation of dynamic property RDGF::$plugin_prefix is deprecated
[file] => /home3/sant5274/public_html/site2021/wp-content/plugins/integracao-rd-station/metaboxes/RD_Metabox.php
[line] => 5
)